A Infraestrutura que deverá melhorar o tratamento do cancro no país foi inaugurada esta quinta-feira, 28 de Março do ano em concurso, por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República.
 
Na sua intervenção Filipe Nyusi referiu que com o serviço o país vai reduzir os custos e melhorar o tratamento dos doentes com cancro.
"O espaço que acabamos de inaugurar representa uma solicitação específica e resposta do sector da saúde para expandir os serviços e reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis".
 
 
Com este serviço serão tratados anualmente  cerca de 300 doentes, o que igualmente vai impedir que quem necessite de tratamento de Radioterapia deixe de se deslocar a Índia, Portugal e África do Sul, como habitualmente acontece.
 
Entretanto, o Presidente da República, apelou para a "conservação e manutenção dos equipamentos", referindo por outro lado que o investimento implica um dever moral e técnico, capaz de impedir a morte por cancro e outras doenças.
 
Presentes na cerimônia estiveram Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, Profissionais da Saúde, Parceiros de Cooperação, entre outros convidados.