O Ministério da Saúde inicia esta quarta-feira, 03 de Abril, uma campanha de vacinação contra a cólera na província de Sofala, tendo como ponto de partida a cidade da beira no dia 03, e a partir de 04 de Abril nos distritos de Buzi, Dondo e Nhamatanda, locais afectados pelo ciclone IDAI, cuja estimativa é vacinar 880 mil pessoas, entre crianças com mais de um ano e adultos.

Com vista a melhor responder a esta campanha, mais de 40 profissionais de Saúde beneficiaram de uma formação para melhor  monitorar o processo junto das várias equipas que a partir da quarta-feira estarão no processo de vacinação.

Entretanto, as ajudas para o sector da saúde continuam a chegar, tendo o governo Sul-Africano (representado pelo Director Nacional de Saúde daquele país, Kgati Malebana) oferecido esta segunda-feira 30 quites de equipamento de primeiros socorros para o tratamento da cólera e diversas doenças, num processo testemunhado pela Directora Nacional Adjunta da Central de Medicamentos e Artigos Médicos, Brana Branquinho.

Ao todo são 10 pastas para tratamento móvel e 20 caixas para tratamento fixo no âmbito dos cuidados primários. Este apoio associa-se a outros que vêem sendo feitos pelo Governo da África do Sul. 

De salientar a chegada esta manhã à cidade da Beira da Directora da OMS África, Matsidiso Moeti, que vem se juntar as equipas de trabalho e junto com quadros do Ministério da Saúde irá participar de uma Conferência de Imprensa conjunta.