A Directora da Organização Mundial da Saúde para África, Dra. Matsidiso Moeti, que esta segunda-feira chegou à cidade da Beira para se inteirar da situação de saúde das pessoas afectadas pelo ciclone IDAI na província de Sofala e prestar solidariedade ao Governo face ao fenómeno, referiu estar optimista com a boa coordenação entre o Governo e as equipas dos parceiros, o que permite uma melhor resposta aos casos de Saúde nas regiões afectadas pelo ciclone IDAI.

 

Falando em Conferência de Imprensa conjunta com a equipa do MISAU depois de visitar alguns Centros de Saúde e de acomodação na cidade Beira, Matsidiso Moeti explicou que apesar de já existirem casos de cólera "as acções de prevenção e monitoria em curso encorajam-nos para resultados que irão consubstanciar com o controlo desta doença e outras".

Entretanto, o Director Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse, revelou que em uma semana foram registados 950 casos de cólera, dos quais 850 doentes tiveram alta, tendo registado 1 óbito.

"É uma resposta positiva pois o tratamento dos casos está à volta de 90%", disse Isse.

Num outro desenvolvimento, o Director do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ilesh Jani, deu a conhecer que neste momento está em curso um "processo de colecta de amostras de água nos bairros afectados que registam casos de diarreias e cólera, um exercício levado a cabo por diversos profissionais de Saúde".

Jani referiu ainda que "a vacina a ser aplicada a crianças e adultos a partir de quarta-feira tem um eficácia de 80% e começa a produzir imunidade um semana depois de aplicada".