As autoridades de Saúde da China procederam no dia 2 de Abril corrente,  a entrega de diverso material médico-cirúrgico, entre medicamentos, equipamento de protecção, tendas, camas e outros.

Orçado em 700 mil dólares americanos, o material vai servir os distritos da província de Sofala afectados pelo ciclone IDAI e algumas unidades sanitárias das províncias de Tete, Nampula e Zambézia.

Intervindo na cerimônia de recepção do equipamento, o Director Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse, considerou ser útil aquele donativo. "Recebemos variedade de material que vai reforçar a nossa capacidade de resposta para a situação causada pelo ciclone", referiu Isse.

Da contraparte chinesa coube ao Dr. Zhao Mzng (Director Nacional de Gestão e Emergência da China) que disse ser "uma parte da ajuda chinesa à Moçambique diante deste desastre natural. Esperamos que esta possa ser uma importante contribuição nos esforços para fazer face a esta situação". De referir que o Brasil ofereceu igualmente material médico-cirúrgico esta terça-feira.