Arrancou na manhã desta quarta-feira, 03 de Abril, na cidade da Beira, a Campanha de Vacinação contra a Cólera, cujo lançamento oficial ocorreu no Centro de Acomodação do IFAPA, local que alberga cerca de 3500 pessoas.

 

O acto de lançamento contou com a presença da Esposa do Governador da Província de Sofala, do Presidente do Conselho Autárquico da Beira, do Secretário Permanente da Província, distintos quadros da Saúde e Parceiros de Cooperação. Na sua intervenção, Alcinda de Abreu, Esposa do Governador de Sofala, apelou aos presentes para "aderirem a esta campanha com vista a todos prevenirmos a Cólera neste Centro de Acomodação mas também na comunidade". Abreu acrescentou ainda "como exemplo irei tomar a vacina e espero que todos façam para o bem individual e colectivo".

Já o Presidente do Conselho Autárquico da Beira louvou o esforço do sector da Saúde e parceiros por muito rapidamente terem criado condições para que esta campanha tivesse lugar e "apelo a comunidade a afluir aos locais de vacinação, pois só assim vamos prevenir a Cólera", disse Deviz Simango.

Por seu turno, em representação do Ministério da Saúde, a Dra. Benigna Matsinhe (Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública) disse que para além da toma da vacina, a população deve "observar as medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos, lavar os alimentos e conserva-los em condições adequadas". Matsinhe apelou ainda para que "em caso de diarreias ou vômitos devem dirigir-se a uma unidade sanitária mais próxima ou brigadas móveis de Saúde para o diagnóstico e se comprovada a doença iniciar o tratamento".

No local, os dirigentes presentes foram administrados a vacina, que é oral, como forma de dar exemplo a população a seguir e aceitar a vacina como forma de prevenir a Cólera.

A partir de amanhã, quinta-feira, dia 04, a campanha irá abranger os distritos de Dondo, Buzi e Nhamatanda, cujo término será no dia 09 de Abril corrente.

O grupo alvo para vacinação são crianças a partir de 1 ano de idade e adultos. Prevê-se vacinar perto de 900 mil pessoas nos 4 locais afectados pelo ciclone IDAI na Provincia de Sofala.