Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, avalia positivamente as acções de emergência que estão em curso nas regiões afectadas pelo ciclone IDAI na província de Sofala.
 
Ontem quinta-feira, 04 de Abril, Abdula escalou sucessivamente o distrito de Dondo, o Posto administrativo de Mafambisse e a cidade da Beira, onde visitou  e inteirou-se do funcionamento das instituições de Saúde, do processo de implantação dos Hospitais Campanha, dos Centros de Tratamento da Cólera, tendo destacado a importância dos Hospitais Campanha numa altura em que as unidades sanitárias encontram-se parcialmente inoperacionais em consequência dos efeitos do ciclone IDAI.
 
"Com os hospitais de campanha estamos a atender a população de forma humanizada e entrega dos profissionais de Saúde, desde nacionais e estrangeiros, e vai permitir que façamos a reabilitação das unidades sanitárias que ficaram danificadas pelo ciclone com o tempo necessário".
 
Em relação à campanha de vacinação contra a cólera que foi lançada na cidade da Beira, na quarta-feira dia 3 de Abril,  ontem quinta-feira iniciou em Dondo, Nhamatanda e Buzi, a Ministra da Saúde disse estar satisfeita com o nível de aderência da população aos postos de Vacinação.
 
"Estamos satisfeitos pela forma como iniciamos a campanha na Beira. Tivemos muita afluência. Só no primeiro dia vacinamos 32 mil pessoas", disse Abdula.
 
A colaboração dos profissionais de saúde, apesar de na sua maioria ter sido afectada pelo ciclone foi destacada pela Governante, tendo encorajado aqueles profissionais a continuar com o trabalho que vem sendo feito de salvar vidas e prover sorriso aos afectados pelo ciclone.
 
Na cidade da Beira, a Ministra da Saúde inteirou-se do funcionamento do centro de tratamento de água com sistema de filtração de eliminação de bactérias instalado no Centro de Saúde de Macurrungo e que tem estado a distribuir água potável a população, bem como ao centro de acomodação do IFAPA.
 
Dra. Nazira Abdula manteve, igualmente, encontro com parceiros de Cooperação, tendo enaltecido o seu apoio e apelado para a continuação desta profícua relação.
 
"Com a vossa ajuda temos o plano de resposta para os próximos três meses que constam as prioridades  e estratégias para fazer face a esta situação. Fiquei satisfeita por constatar que as equipas moçambicanas e estrangeiras estão a trabalhar de forma integrada".
 
A Ministra da Saúde continua monitorar a resposta à situação de Saúde nas regiões afectadas pelo ciclone, estando para o efeito destacados altos quadros do Ministério da Saúde que desde o primeiro momento e junto as autoridades sanitárias da Província tudo fazem para salvar vidas, reabilitar as infraestruturas danificadas e dar esperança a quem tudo perdeu.