Na passada quinta-feira, 25 de Abril, data em que se celebrou o Dia Mundial da Malária, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice - Ministro da Saúde, deslocou-se a Nharongue, distrito de Buzi, Província de Sofala, um dos pontos afectados pelo ciclone IDAI, onde acompanhou o processo de distribuição de redes mosquiteiras entre outras actividades de assistência aos afectados.
 
Nesta actividades, o Vice - Ministro que se fazia acompanhar por um Representante da OMS, Sr. Geron e da UNICEF, Sra. Laura, 
constatou como desafios o levantamento parcial de tecto em alguns hospitais, necessidade de autoclave e medicamentos no centro de acomodação de Nharongue, entre outros. 
 
*No quadro do trabalho* que vem efectuando à província de Sofala , o Vice-Ministro da Saúde tem estado a desdobrar - se em acções de monitoria das actividades do sector nas unidades sanitárias e centros de acomodação dos locais afectados pelo ciclone IDAI, e tem notado com satisfação a entrega dos profissionais de Saúde, daí que tem transmitido de forma directa a estes profissionais palavras de apreço e de solidariedade durante a interacção que tem havido.