Parcialmente destruído pelo Ciclone IDAI, que em Março de 2019 fustigou particularmente a cidade da Beira e a vila de Dondo, ambas localizadas na província de Sofala, na região centro de Moçambique, o Armazém da Beira (Pioneiros), na capital provincial, vai ser intervencionado, a partir do próximo mês de Abril.

De acordo com uma fonte autorizada da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), as obras consistirão na sua reabilitação e ampliação, incluindo a re-funcionalização com a mudança do acesso, criação de uma nova área de carga e descarga, e de aviamento.

Com estas obras que incluirão ainda a substituição da cobertura, ampliação em altura da área de armazenamento, uma nova estrutura, revisão do sistema eléctrico, construção de depósito de água, construção de muro de vedação, o Armazém da Beira (Pioneiros) passará a ter uma capacidade de 2500 paletes.

Neste momento decorrem os processos administrativos, que deverão culminar, em Março, com o apuramento do empreiteiro que vai executar as obras, após Concurso Público.

A empreitada será financiada pelo Ministério da Saúde MISAU), num valor ainda não especificado e implementada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).