Armindo Tiago, Ministro da Saúde, apelou nesta Segunda-feira, 10 de Fevereiro, na cidade de Pemba, às populações de todo o país a redobrarem as medidas de prevenção de doenças, especialmente as de origem hídrica tais como a malária e as diarreias.

O governante que falava durante a visita que efectuou a algumas Unidades Sanitárias da capital da província de Cabo Delgado, uma das mais assoladas pela chuva que cai um pouco por todo o país, disse que a prevenção de doenças é tarefa de todos e a observância de medidas de higiene individual e colectiva, o saneamento do meio, o uso de latrinas higiênicas, a lavagem correcta dos alimentos frescos, a eliminação de poças de água entre outras, são acções simples, mas de grande impacto na redução de doenças.

 

Durante a visita às Unidades Sanitárias, o Ministro da Saúde deparou-se com grande afluência de pacientes, muitos dos quais padecendo de enfermidades facilmente preveníveis.

Para fazer face às actuais enchentes, que segundo as autoridades locais do sector da Saúde são mais frequentes à Segunda e Sexta-feiras, Armindo Tiago orientou aos gestores das Unidades Sanitárias para em coordenação com a Direção Provincial de Saúde, reforçarem o pessoal nos dias já idenficados como sendo de grade pressão, para além de nesses dias, se evitar a saída de pessoal para capacitações ou outras tarefas que podem ser mellhor planificadas.

O titular da pasta da Saúde escalou as unidades sanitárias entre outras instituições do sector à margem da sua participação na Sessão Alargada do Conselho de Ministros, que início na tarde desta Segunda-feira, naquele ponto do país.

Na visita às Unidades Sanitárias, o Ministro dedicou particular atenção à forma como os pacientes são atendidos, à provisão de medicamentos, material médico cirúrgico e à motivação do pessoal da Saúde.

Armindo Tiago fez-se acompanhar durante a visita, pelo Director Nacional de Assistência Médica, Ussene Hilário Isse entre outros quadros do sector, a nível central e provincial.