O Ministro da Saúde Armindo Tiago trabalha desde a tarde da Quarta-feira, 18 de Março, na província de Cabo Delgado.

Entre os principais pontos de agenda da visita de trabalho destacam-se a avaliação e reforço do nível de preparação daquela província para a prevenção do Coronavirus e resposta a um eventual surto.

A cólera que desde 31 de Janeiro assola as províncias de Cabo Delgado e Niassa está também nas atenções do Ministro.

Logo à sua chegada, o Ministro trabalhou no Hospital Provincial de Pemba, onde visitou as instalações do antigo bloco operatório, que deverão ser reabilitadas em tempo recorde para servir de enfermaria para os doentes do Coronavirus em estado grave.

 

A enfermaria que funcionará no Hospital Provincial de Pemba vai reforçar a já existente no Hospital 18 de Outubro na capital provincial, também escalado pelo Ministro.

Armindo Tiago enalteceu o trabalho até aqui realizado tendo orientado o sector a ser célere nos aspectos ainda em curso, assim como para a necessidade do reforço do pessoal em prontidão.

Desde que o Coronavirus passou a ser uma preocupação global, as actividades de vigilância na província de Cabo Delgado permitiram registar 8201 entrados, tendo sido rastreiados 8201 cidadãos provenientes de países em risco total (105), assim divididos: China-20, Itália-09, Tailândia -44, Srilanka-19, Japão-05, Alemanha-01, Espanha-05, França-01 e EUA-01.

Nenhum destes cidadãos apresentou suspeitas de contaminação, tendo, depois de cumprir a quarentena domiciliar.