As três provedoras do serviço de telefonia móvel que operam em Moçambique, nomeadamente, TmCel, VODACOM e MOVITEL, vão reforçar o apoio que têm dado ao Ministério da Saúde (MISAU), na difusão de informação sobre as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19).

O compromisso foi assumido esta Segunda-feira, 06, durante um encontro entre estas e membros da Comissão Técnica e Científica ligada à Comunicação, órgão criado no âmbito dos esforços de prevenção e combate ao COVID-19.

O apoio consistirá na disponibilização de tecnologias de comunicação que vão permitir a difusão de informação (mensagens de dados e voz), para a prevenção, assim como na implementação de uma Central Telefónica que vai auxiliar o cidadão, através de orientação clínica para os casos que não precisam de ser encaminhados as Unidades Sanitárias (US).

 

A Central Telefónica deverá, em princípio, estar operacional ainda esta semana.

Aliás, para dinamizar o processo, equipas técnicas das três operadoras e da Autoridade Reguladora das Comunicações em Moçambique (ARECOM), estiveram, na tarde desta Segunda-feira, no Hospital Geral de Mavalane, na cidade de Maputo, local onde será instalada a Central Telefónica de atendimento de questões à Covid-19 relacionadas.

Esta Central Telefónica vai atender a todas as solicitações do país, devendo ser operada por técnicos de Saúde que darão respostas de acordo com as questões colocadas pelos utentes.