O Ministério da Saúde (MISAU), através do seu Departamento de Comunicação e Imagem (DCI), arrecadou na noite de ontem (23/02), o Prémio Relevância, por ter sido considerado o Departamento de Comunicação Intituicional Mais Interventivo e Acessível aos Jornalistas, em Moçambique. A distinção ocorreu durante a 1ª Gala de Media e Marcas, evento do MediaClub que teve lugar no Salão Multi-Usos do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

No evento foram galardoados órgãos de comunicação social, programas e comunicadores, em diferentes categorias. O MISAU através do seu Departamento de Comunicação e Imagem foi a única instituição pública distinguida na gala, onde na maior parte, foram laureadas personalidades, empresas públicas e privadas fazedoras ou precursoras da comunicação social no país desde a sua fundação.

 

A distinção do MISAU foi decida por uma comissão de honra constituída por diversas personalidades nacionais de reconhecido mérito e de diferentes esferas profissionais, entre elas, o Jornalista Fernando Lima, o Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão, a Presidente do Conselho de Administração do IGEP, Ana Cuanai, a Deputada da Assembleia da República pela Bancada da Renamo, Ivone Soares, o líder religioso e antigo Reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais, Jamisse Taimo, que também já foi Presidente da Comissão Nacional de Eleições, o antigo PCA da TVM e actual representante da Multichoice, em Angola, entre outras personalidades.

O MISAU foi considerado o melhor numa lista de pouco mais de meia dezena de instituições que tinham sido nomeadas para a categoria.

O evento, muito concorrido e cheio de "glamour", que se assemelhou ao Globos de Ouro, organizado pela TVGlobo no Brasil, foi dirigido por Sua Excelência Edelvina Materrula, Ministra da Cultura e Turismo, em representação de Sua Excelência Filipe Nyusi, Presidente da República, e contou com diversas personalidades da arena política, empresarial, das artes e cultura, entre outras.

Na sua intervenção, Materula felicitou ao MediaClub pela iniciativa e aos distinguidos, pelo mérito. Referiu igualmente que um evento daquela natureza, há muito fazia falta ao país.

Falando à imprensa, Nelson Belarmino, Chefe do Departamento de Comunicação e Imagem do MISAU, que recebeu o troféu em nome da instituição, disse que o MISAU tem consciência de que muito precisa de fazer, ainda, para alcançar os níveis de excelência na comunicação institucional, e que a distinção que lhe foi atribuída, no meio de diversas grandes e reputadas instituições, encoraja o Sector a prosseguir com o seu trabalho, sempre comunicando em prol de mais e melhor saúde para o povo Moçambicano.

Belarmino indicou Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, como um grande dinamizador da comunicação institucional através do modelo de governação aberta e transparente que vem imprimindo no MISAU, onde a informação de utilidade pública é partilhada com qualquer interessado, especialmente com os órgãos de comunicação social, factor aliado à aposta na presença permanente da instituição, no meio digital.

Na Gala da noite de Quinta-feira, nas diversas categorias onde houve distinção de personalidades e instituições há a destacar o Prémio Carreira, atribuído à decana e vedeta da comunicação social, Anabela Adrianopoulos, Prémio Coragem, atribuído ao jornalista da TVM, Francisco Júnior.

A Rádio Moçambique, TVM, STV, Jornal Notícias, Carta Moçambique, TV Sucesso estão entre os órgãos de comunicação social que viram alguns dos seus programas distinguidos.

Neste mandato é a terceira vez que o Ministério da Saúde é distinguido no âmbito comunicacional. Em 2021 e 2022, o Sector foi considerado pelo Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA), como instituição mais aberta, no contexto da Lei do Direito à Informação.